Martin Lindstrom levou a cabo um estudo dedicado ao neuromarketing durante 3 anos, e fez algumas descobertas que podem aplicar-se ao online, que é o tema essencial deste blog.
Segundo este autor, as marcas não valem pelo seu logotipo, mas sim pelas associações que lhe podem ser feitas, permitindo a sua fácil identificação em qualquer circunstância.
Todos os elementos da marca deverão ser analisados, verificando-se se efetivamente refletem a sua personalidade e se a marca é identificável através de qualquer um deles. Os elementos da marca que explicita são mais do que à partida se poderá pensar:
- Imagem
- Cor
- Forma
- Nome
- Linguagem
- Ícones
- Som
- Organização do espaço (ou do site)
- Comportamento
- Serviço
- Tradição
- Rituais
No seguimento desta ideia, o autor acrescenta que a existência de som nos websites potencia visitas repetidas, a memorização do mesmo e ainda compras quando o som utilizado transmite uma sensação de calma, que os anúncios publicitários deverão remeter para os cinco sentidos (já que não é possível reproduzi-los online), já que quanto mais apelar aos vários sentidos, maior sucesso terá a marca.
Fontes:
- Martin Lindstrom (2013): "Brand Sense - Os Segredos Sensoriais que nos Levam a Comprar"
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