quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Brand Sense em Ação

Como tivemos a oportunidade de perceber, o neuromarketing estuda a reação do cérebro humano a determinados estímulos, conseguindo detetar se estes têm o efeito que se pretende nos consumidores.

Martin Lindstrom levou a cabo um estudo dedicado ao neuromarketing durante 3 anos, e fez algumas descobertas que podem aplicar-se ao online, que é o tema essencial deste blog.


Segundo este autor, as marcas não valem pelo seu logotipo, mas sim pelas associações que lhe podem ser feitas, permitindo a sua fácil identificação em qualquer circunstância. 


Todos os elementos da marca deverão ser analisados, verificando-se se efetivamente refletem a sua personalidade e se a marca é identificável através de qualquer um deles. Os elementos da marca que explicita são mais do que à partida se poderá pensar:

  • Imagem
  • Cor
  • Forma
  • Nome
  • Linguagem 
  • Ícones
  • Som
  • Organização do espaço (ou do site)
  • Comportamento
  • Serviço
  • Tradição 
  • Rituais 

No seguimento desta ideia, o autor acrescenta que a existência de som nos websites potencia visitas repetidas, a memorização do mesmo e ainda compras quando o som utilizado transmite uma sensação de calma, que os anúncios publicitários deverão remeter para os cinco sentidos (já que não é possível reproduzi-los online), já que quanto mais apelar aos vários sentidos, maior sucesso terá a marca.





Fontes:
  • Martin Lindstrom (2013): "Brand Sense - Os Segredos Sensoriais que nos Levam a Comprar"

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