Os autores Renvoisé & Morin (2009) elaboraram o método FREGI, que resume a quatro fases o processo que as marcas devem seguir para captar a parte do cérebro humano responsável pelas decisões:
- Diagnosticar as frustrações - ouvir o cliente e compreender as suas necessidades
- Diferenciar as reivindicações - entender em de que forma a oferta da empresa é mais vantajosa para o cliente do que as suas concorrentes
- Demonstrar o ganho - fazer prova das vantagens ao cliente
- Despoletar o impulso - levar o cliente a reviver as suas frustrações, para provocar nele o desejo de compra
Este método pode ser aplicado a qualquer área do marketing, incluindo ao marketing digital, mais propriamente ao website de uma empresa, da seguinte forma:
- Diagnosticar as frustrações - identificar o público-alvo e os objetivos do website
- Diferenciar as reivindicações - direcionar a comunicação para as necessidades que advêm das frustrações
- Demonstrar o ganho - fazer prova personalizada das vantagens através de diversos elementos multimédia, como imagens e vídeos com mensagens curtas e atrativas (que mostrem clientes satisfeitos, por exemplo)
- Despoletar o impulso - apresentar a necessidade do cliente e, em seguida, a sua resolução.
Apresento-vos agora num curto vídeo o exemplo da marca de cosméticos Too Faced que, à semelhança das recomendações destes autores, começa por apresentar a sua proposta de valor (aquilo que interessa realmente ao cliente), e só depois a sua história:
Fontes:
- Patrick Renvoisé & Christophe Morin (2009): "Neuromarketing - O Centro Nevrálgico da Venda"
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