domingo, 27 de novembro de 2016

Marketing...quê?

Neuromarketing. Conhecem o termo?

Vamos, então, esclarecer esta dúvida.

O neuromarketing surgiu nos anos 90 com o médico Gerald Zaltman, e é uma área de estudo do comportamento do consumidor que faz uso dos métodos de investigação da neurociência para analisar as reações dos consumidores a determinadas ações de comunicação de marketing, como anúncios, produtos, embalagens, marcas, lojas, entre outros.



Estas ações constituem estímulos e, através de equipamentos de imagiologia, é possível detetar as áreas do cérebro humano que são ativadas em reação aos mesmos. Os principais indicadores analisados são a atenção, a emoção e a memória.

É considerado um método de pesquisa de marketing mais credível do que a entrevista, porque não são feitas perguntas aos consumidores. A informação é-lhes retirada diretamente do cérebro, sem interpretação humana. O facto de serem feitas perguntas aos consumidores condiciona imediatamente as suas respostas.

O objetivo desta área de estudo é, essencialmente, ajudar a compreender as forças que impulsionam as escolhas do consumidor, com o intuito de descobrir novos produtos, entender a preferência dos consumidores por determinadas marcas em detrimento de outras e também avaliar campanhas de comunicação. A margem de erro é menor, assim como o desperdício financeiro.

O documentário que se segue explica na perfeição a definição, objetivos e descobertas do neuromarketing, partindo do princípio comprovado de que a compra é um processo maioritariamente emocional.




Falámos de estímulos, mas não especificámos a sua natureza, por isso a próxima publicação será dedicada a eles.

Não percam!


Fontes:
  • Documentário 
  • Pedro Camargo (2009): "Neuromarketing - Descodificando a Mente do Consumidor"






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